domingo, 28 de abril de 2013

A POLÍTICA E A POLITICAGEM

Quando um vizinho excede no barulho e ao invés de brigar você conversa educadamente, você está sendo político.
Quando um apressadinho te fecha no trânsito e você apenas se contém, você está sendo político.
Quando num ônibus lotado você dá o seu lugar para uma senhora grávida, mesmo não estando num lugar preferencial, você está sendo político.
Resumindo, a política pode ser a essência da diplomacia. 
Ela existe para que os instintos primitivos de cada um não aflore em rompantes, pois assim se alcança a paz, o equilíbrio, o bom senso e o bem comum.
A política existe para se evitar situações de risco e promover ganhos para todos os lados.
Mas, quando a política muda de foco, quando a política vira subsídio de ascensão social eo indivíduo a usa para obter vantagem para si, ela torna-se politicagem e se transforma no ápice da podridão humana.
Politicagem é enrolação, é fazer de suas vítimas vaquinhas de presépio, é não enxergar humanidade nas pessoas ao seu redor, é vê-las como degraus onde apoiará sua subida e capachos onde limpará seus pés da sujeira da mentira e da hipocrisia avalizadas pelo voto ou pelo consenso.
A politicagem é um trem que tem em sua placa de destino um terminal que nunca chega do “bem comum”, pois, em seu itinerário só constam estações como “projeto pessoal”, “metas próprias” e “próprio umbigo”.
A politicagem é o câncer da personalidade humana que não mata quem o porta, mas sim a todos ao seu redor e o futuro de muitos outros.
A politicagem é um mal impingido na alma humana na forma de hipocrisia, demagogia, manipulação e da mentira.
Quer fazer politicagem? Seja ambicioso, seja covarde, seja egoísta e só faça o bem comum se esse bem comum for bem maior para você, afinal, você é ser humano.

Significado de Politicagem

s.f. Política que tem por objetivo atender aos interesses pessoais ou trocar favores particulares em benefício próprio.
Política reles e mesquinha de interesses pessoais.
Refere-se aos ou políticos adeptos dessa política. 
pl. politicagens.
(Etm. política + agem)