domingo, 8 de dezembro de 2013

Notícia: Educação de Campo Limpo Paulista realiza evento sobre Programa Nacional de Alfabetização


A secretaria Municipal de Educação realizou na última semana, um evento com os professores do ensino infantil e fundamental das escolas municipais da cidade. O programa nacional foi apresentado pelas orientadoras Adriane, Alessandra, Isabela, Eliana e Rosangela, além da coordenadora Viviane. O prefeito José Roberto de Assis, juntamente da primeira dama, Maria Catarina de Assis, o secretário de educação, Vinicius Passarin Neves e a diretora de educação, Marlene Lorencini (que também ajudarão na organização), prestigiaram o evento.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, foi implementado no início desse ano, para garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade. O Governo Federal aportará incentivos financeiros e assistência técnica e pedagógica, visando formar 360 mil professores alfabetizadores até 2015. A iniciativa do Ministério da Educação partiu dos dados levantados pelo Censo 2010.
“O objetivo do MEC, é que 100% das crianças brasileiras estejam plenamente alfabetizadas. Não estamos falando de apenas saber ler e escrever, mas também de saber interpretar textos e fazer contas”, disse a coordenadora do projeto na cidade, Viviane. “Para isso, o trabalho irá além do governo. É preciso criar um pacto entre sociedade, família, escola e governantes”, completou.

A equipe de orientadoras do PNAIC no município, conta com cinco formadoras, uma coordenadora e 101 professores cursistas, que se reúnem uma vez por semana para estudo e elaboração da pauta. “É um momento de grande reflexão, aprendizado, troca de experiências e análises dos pontos positivos e negativos de nossas práticas na formação” informou Viviane.

Os encontros entre os profissionais acontecem, todas as sextas-feiras manhã com três turmas, e a tarde com apenas turma. Já na segunda-feira período da tarde também com uma turma, no espaço da Oficina Pedagógica.
O material utilizado nas formações: slides, vídeos e outros, sempre são divulgados para as escolas via email da Coordenação Pedagógica, que ainda possuí um grupo no facebook - Pacto Campo Limpo Paulista 2013, para interagir diretamente com as cursistas.

A primeira ação do PNAIC é a formação continuada de professores alfabetizadores e de orientadores de estudo. Curso presencial de dois anos para professores alfabetizadores, com carga horária de 120 horas por ano, baseado no Programa Pró-Letramento.

Os orientadores de estudo são professores da rede municipal, que fazem curso específico, com 200 horas de duração por ano, ministrado pela Unicamp, com objetivo de garantir a plena alfabetização de nossas crianças. Alfabetizar todas as crianças, sem exceção, e no momento certo: até o final do terceiro ano do ensino fundamental, quando elas completam oito anos de idade.

Foi distribuido pelo MEC, materiais didáticos voltados para a alfabetização. O MEC distribuiu livros didáticos para os três primeiros anos do ensino fundamental, por meio do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. Além dos livros, também serão disponibilizados jogos pedagógicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário