quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Notícia: Veja como ficar seguro durante trovoadas e tempestades com raios


Com a temporada de chuvas, a Defesa Civil da Prefeitura de Campo Limpo Paulista está distribuindo à população uma edição especial do manual do cidadão, com orientações e dicas de comportamento durante as trovoadas e tempestades com raios.
“O objetivo é transformar o cidadão num multiplicador de conhecimento entre seus amigos e familiares, para evitar a ocorrência de acidentes”, diz a coordenadora Sônia Rossi.
A prática de esportes e lazer ao ar livre, por exemplo, não combinam com raios. Assim, durante uma tempestade, as pessoas não devem permanecer em campos de futebol ou quadras sem cobertura, pois, em locais abertos, os raios costumam atingir os objetos mais altos e o indivíduo pode, facilmente, tornar-se uma vítima.
É aconselhável, também, que as pessoas não permaneçam dentro de piscinas, lagos ou no mar. Devem ficar longe de torneiras e canos de metal. Não se deve, ainda, permanecer em barcos que não possuam cabines para abrigo.
Segundo o manual, durante uma tempestade, não é prudente continuar no campo.
Ao menor sinal de trovoadas ou chuvas, a pessoa deve sair imediatamente de pastos ou campos abertos; procurar abrigo seguro, mas jamais esconder-se debaixo de árvores, postes ou em quiosques. Os topos de montanhas também devem ser evitados.
Ainda no campo, a pessoa não deve permanecer em tratores, motocicletas, bicicletas ou outros veículos em que fica exposta a descargas elétricas.
Na hora da chuva, é aconselhável não utilizar chuveiro elétrico, desligar a TV e não ligar outros eletrodomésticos, além de evitar o uso de telefones fixos.
E qual é o melhor lugar para se abrigar?
O manual diz que a pessoa deve procurar ficar dentro de casa, mas, se estiver na rua, não utilizar celular e abrigar-se numa edificação, como um comércio, prédio etc.
Se não houver outro jeito, a pessoa deve abrigar-se dentro do carro, pois os pneus funcionam como isolantes de correntes elétricas – mas deve manter distância das partes metálicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário