segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

MÍDIAS DIGITAIS, REDES SOCIAIS E (IR)RESPONSABILIDADE

Meus amigos e minhas amigas, muitas pessoas que utilizam as mídias sociais hoje em dia não têm a menor noção do que seja uma “mídia” e principalmente o tamanho do alcance e da amplitude que tem.
Muitos escrevem o que lhes vem em mente como se somente a si a informação permanecesse e não consideram que são centenas, milhares e em alguns casos, milhões de pessoas atingidas por suas palavras.
As mídias sociais servem como uma espécie de "canal de democratização da informação", e servem para propagar informações de forma similar à TV´s, rádios e jornais, por exemplo. Portanto, antes de escrever as coisas devemos pensar por vezes incontáveis, já que existem leis que regulamentam as comunicações.
Mas, infelizmente, existem pessoas que pecam pela ignorância das leis ou por ausência de caráter mesmo, divulgando mentiras, disfarçando e acobertando apoios políticos implícitos em suas postagens. São pessoas que cegam-se de raiva por não ter tido seus interesses correspondidos, ou apenas são detentoras da ânsia de poder comum aos fracos e despreparados, tornando-se "imbecis midiáticos", pois além de dizerem besteiras, ainda as divulga nessas mídias como se o que é escrito lá fosse algo como uma conversa de botequim.
Estes débeis acreditam que ao destilar seus venenos nas redes sociais estão apenas praticando uma fofoca, mas não percebem que tudo que se escreve, se responde juridicamente e caem em cardumes na própria rede, com perdão ao trocadilho.
São irresponsáveis que se agrupam para ofender, difamar, injuriar e caluniar pessoas que muitas vezes nem direito à réplica têm e quando estas se defendem por meios legais, levam a alcunha de censores do novo século, pelo simples fato de tentar impedir, à luz da lei, que lhe caluniem, difamem ou injuriem.

O X da questão é que qualquer liberdade representa certo grau de poder e como todo poder, tem que se estar preparado e ter responsabilidade para usa-lo, caso contrário deve-se conformar-se com as consequências resultantes de suas falácias e com a imensa probabilidade de se permanecer à margem da história e das conquistas sociais, conquistas estas como essa mesma liberdade que pode lhe tirar as demais liberdades. #ficaadica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário